Sql server
O MS SQL Server é um SGBD - sistema gerenciador de Banco de dados relacional desenvolvido pela Microsoft. Foi criado em parceria com a Sybase em 1988 inicialmente para a plataforma OS/2[1]. Esta parceria durou até 1994, com o lançamento da versão para Windows NT e desde então a Microsoft mantém a manutenção do produto. Como um Banco de dados, é um produto de software cuja principal função é a de armazenar e recuperar dados solicitados por outras aplicações de software, seja aqueles no mesmo computador ou aqueles em execução em outro computador através de uma rede (incluindo a Internet). Há pelo menos uma dúzia de diferentes edições do Microsoft SQL Server destinadas a públicos diferentes e para diferentes cargas de trabalho (variando de pequenas aplicações que armazenam e recuperam dados no mesmo computador, a milhões de usuários e computadores que acessam grandes quantidades de dados a partir da Internet ao mesmo tempo). Suas linguagens de consulta primárias são T-SQL e ANSI SQL.
Gênese
Antes da versão 7.0 do código base para o MS SQL Server foi vendido pela Sybase SQL Server da Microsoft, e foi a entrada da Microsoft no mercado de banco de dados de nível empresarial, concorrendo com Oracle, IBM, e, mais tarde, a Sybase. Microsoft, Sybase e Ashton-Tate originalmente se uniram para criar e comercializar a primeira versão chamada SQL Server 1.0 para OS / 2 (cerca de 1989), que era essencialmente o mesmo que o Sybase SQL Server 3.0 em Unix, VMS, etc Microsoft SQL Server 4.2 foi enviado por volta de 1992 (disponível junto com o IBM OS / 2 versão 1.3). Mais tarde, o Microsoft SQL Server 4.21 para Windows NT foi lançado ao mesmo tempo que o Windows NT 3.1. Microsoft SQL Server v6.0 foi a primeira versão concebida para o NT, e não incluem qualquer direção do Sybase.
Novos recursos do SQL Server 2012 e melhoramentos incluem AlwaysOn SQL Server instâncias de cluster de failover e Grupos de disponibilidade que oferece um conjunto de opções