Sql server
BANCO DE DADOS SQL
ALUNOS: ANDERSON A. SCHMITT
ANDERSON S. NEVES
EDUARDO S.
URACI TELES VIEIRA
CURITIBA 2011
INTRODUÇÃO
Database Language SQL é o padrão de banco de dados. SQL define estruturas comuns de dados (tabelas, colunas) e fornece uma linguagem de manipulação e dados para atualização e consulta dessas estruturas.
A primeira implementação da linguagem SEQUEL foi realizada pela IBM e tinha por objetivo a implementação do modelo de Codd.
A evolução desta linguagem veio a dar origem ao SQL. A primeira implementação comercial de SQL foi realizada pela Relacional Software, Inc., hoje conhecida por Oracle Corporation.
Nos dias de hoje, a linguagem SQL é considerado um standard dos Sistemas de Gestão de Base de Dados Relacionais (SGBDR); por isso, todos os fabricantes a integram nos seus produtos.
A linguagem SQL pertence à 4ª Geração das Linguagens de Programação, da qual é a única sobrevivente.
A linguagem SQL implementa os conceitos definidos no modelo relacional, reduzindo assim as incompatibilidades entre os sistemas e evitando a opção por arquiteturas proprietárias que implicam maiores custos de desenvolvimento e maior esforço financeiro e humano por parte dos intervenientes.
BANCO DE DADOS LIVRE X PROPRIETÁRIO
Assim como o Linux, os Bancos de Dados Livres foram criados nas universidades, ao qual alguns os abandonaram, onde outras voltaram a melhorá-lo mudando o seu nome, e evoluído. Como se trata praticamente de trabalhos voluntários, sua evolução é lenta, mas cresce com o passar dos anos, se tornando estável e agradando o mercado exigente. Uma das vantagens que o banco de dados livre nos ofereceu é a competição ao quais os bancos de dados proprietário foram obrigados a criar algumas versões gratuitas com limitação de tamanho (geralmente 10 Gb) para não perder o mercado das pequenas empresas. Por possuir na Empresa posso dizer que um dos grandes desafios no banco de dados livre, é o próprio suporte, visto