A ética farmacêutica
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
BACHARELADO EM FARMÁCIA
INTRODUÇÃO À PROFISSÃO FARMACÊUTICA
SIMONI REZENDE DA SILVA
A ÉTICA FARMACÊUTICA
SINOP - MT
2012
INTRODUÇÃO
Pode ser chamada de ética farmacêutica o conjunto de normas e procedimentos, os valores e condutas profissionais aplicadas aos profissionais farmacêuticos no exercício das atribuições profissionais e nas relações com a comunidade. As implicações das atividades do farmacêutico abrangem:
Aspectos científicos, técnicos, tecnológicos e comerciais;
Relacionamento com órgãos reguladores e fiscalizadores: conselho profissional, vigilância sanitária, INMETRO, PROCON e Ministério Público. Relacionamento com colegas; Relacionamento com outros profissionais de saúde; Relacionamento com clientes; Relacionamento com pacientes; Relacionamento com associações e com a comunidade. Toda a atividade profissional exercida por farmacêuticos, no Brasil, está sob a jurisdição do Conselho Federal de Farmácia, que regulamenta e disciplina o seu exercício, com base na Lei 3.820, assinada, no dia 11 de novembro de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek. A ética da profissão é o ponto focal das atividades do Conselho Federal de Farmácia e significam, em sua plenitude, o bem-estar e a segurança da sociedade, diante das atividades do profissional farmacêutico.
DESENVOLVIMENTO
O farmacêutico está inserido na realidade de assistência farmacêutica, porém o aspecto ético em relação à conduta também é um ponto importante. Todo profissional deve estar ciente do seu papel na sociedade e o que está representando e se a atividade profissional está sendo exercida com boas práticas seguindo o código de ética. A atividade de todo o profissional farmacêutico, seja em qualquer cargo ou função e independentemente do estabelecimento ou instituição, tem que estar alicerçada conforme o código de ética e para