Destilação por arraste a vapor
INTRODUÇÃO
As essências ou aromas das plantas devem-se principalmente aos óleos essenciais. Os óleos essenciais são usados, principalmente por seus aromas agradáveis, em perfumes, incenso, temperos e como agentes flavorizantes em alimentos. Alguns óleos essenciais são também conhecidos por sua ação antibacteriana e antifúngica. Outros são usados na medicina, como a cânfora e o eucalipto. Além dos ésteres, os óleos essenciais são compostos por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, álcoois e compostos carbonílicos, geralmente pertencentes a um grupo de produtos naturais chamados terpenos. Muitos componentes dos óleos essenciais são substâncias de alto ponto de ebulição e podem ser isolados através de destilação por arraste a vapor.
A destilação por arraste de vapor é uma destilação de misturas imiscíveis de compostos orgânicos e água (vapor). Misturas imiscíveis não se comportam como soluções. Os componentes de uma mistura imiscível "fervem" a temperaturas menores do que os pontos de ebulição dos componentes individuais. Assim, uma mistura de compostos de alto ponto de ebulição e água, pode ser destilada à temperatura menor que o ponto de ebulição de qualquer um dos componentes. Nesse caso, menor que 100°C, que é o ponto de ebulição da água.
OBJETIVOS
Extrair o óleo essencial da canela (cinamaldeído) através do processo da destilação por arraste a vapor.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Montou-se a aparelhagem e realizou-se a extração do óleo essencial da canela (cinamaldeído). Finalizada essa etapa, adicionou-se dicloro metano ao destilado(água + cinamaldeído) agitando bastante a solução. Feito isso, recolheu-se em um bécher a solução rica em cinamaldeído. Neste momento deveria ser feita a evaporação no rotoevaporador até que somente um resíduo oleoso permanecesse(cinamaldeído mais concentrado) porém o aparelho encontrava-se defeituoso. Por fim, fez-se o teste de Brady, adicionando 2,4-dinitrofenilhidrazina à solução