Etica Farmaceutica
I - Direito da informação, pois a mesma não foi leal, ou seja, não foi embasada em fundamentos/ conhecimentos científicos. III - O farmacêutico e o médico, pois não agiram com ética assim prejudicando o paciente.
III - Artigo 11 - Inciso II - É dever do farmacêutico exercer a assistência farmacêutica e fornecer informações aos usuários do serviço.
Artigo 7 - O farmacêutico deve manter atualizados seus conhecimentos técnicos e científicos para aperfeiçoar de forma contínua, o desempenho de sua atividade profissional.
O médico também como um profissional da saúde deve se atualizar para que possa fazer prescrições sem prejudicar a saúde dos pacientes.
2.
I - Sim
II - Artigo 13 - Inciso IV - Praticar ato profissional que cause dano físico, moral ou psicológico ao usuário do serviço, que possa ser caracterizado com imperícia, negligência ou imprudência.
III - Sim. pois em teste internos já havia sido contatado problemas e mesmo assim o lote foi colocado em disponibilidade de venda.
3.
I. Segundo os Direitos do Paciente, quais foram infringidos por estas empresas? Explique.
Todo paciente tem direito a atendimento gratuito e atencioso, respeitados seus interesses, segurança e pudor, em local digno e adequado. Neste caso os pacientes foram sujeitos ao risco de vida.
II. Identifique quais profissionais da saúde estariam envolvidos neste caso, excetuando os da fabricação. Os profissionais da clinica e os da distribuidora de medicamentos, pois encomendaram e repassaram o medicamento falsificado onde o uso pode levar os pacientes com leucemia à morte.
4.
I. Não, mesmo com a qualidade, segurança e eficacia comprovada não continuou com a mesma qualidade e assim apresentou problemas no teor do principio ativo e forma vendida (geleificada)
II - Artigo 13 - Inciso IV - Praticar ato profissional que cause dano físico, moral ou psicológico ao usuário do serviço, que possa ser caracterizado com imperícia, negligência ou imprudência.
III -