hipertensão
A Metodologia da problematização possibilita trazer para nos enquanto estudante o ensino para o centro da discussão, sendo ele o responsável pela construção do nosso conhecimento para que possamos adquirir habilidades para a vida profissional. Com base nessas considerações preliminares, o objetivo do presente trabalho é discutir um tema já bastante falado, porém de extrema importância para todos enquanto seres humanos e principalmente futuros profissionais de saúde que é a Hipertensão Arterial Sistêmica – HAS, onde se envolve fatores cruciais e pontos chave para seu desenvolvimento como: o excesso de peso, o tabagismo e o estresse.
2. JUSTIFICATIVA
Estudo realizado com o objetivo de conscientização da importância de se conhecer e entender a doença, mais conhecida como pressão alta, é uma condição crônica em que a pressão exercida pelo sangue nas artérias se mantém elevada. Muitas pessoas possuem pressão alta durante anos, sem ter conhecimento disso. Na maioria das vezes, a patologia não apresenta sintomas, porém quando permanece sem tratamento, causa danos nas artérias e nos órgãos vitais do corpo.
Sendo de extrema importância, que nós, futuros profissionais de saúde saibamos repassar informações corretas quanto a HAS onde implica em transformações expressivas na vida dos indivíduos em várias esferas, como a psicológica, a familiar, a social e a econômica, pela possibilidade de agravo em longo prazo, o que resulta, geralmente, em mudanças nos hábitos de vida, exigindo esforços não apenas dos portadores, mas também de seus familiares, das pessoas próximas e principalmente dos profissionais de saúde.
3. REFERENCIAL TEORICO
3.1 Teorização
3.2 Fisiopatologia
A hipertensão arterial é uma doença grave