Hipertensão
Prof.
3ºMB
Abril de 2014
Hipertensão
Prof.
abril de 2014
Sumário
O que é Hipertensão?
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.
Vamos Entender Melhor Sobre a Doença:
Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor normal é 120 mmHg. Há também a pressão arterial diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra. Um número normal de pressão arterial diastólica deve ser inferior a 80, sendo que se igual ou superior a 90 a pessoa já é considerada hipertensa.
Tipos:
A hipertensão pode ser dividida em três estágios, definidos pelos níveis de pressão arterial:
-Estágio I: hipertensão acima de 140 por 90 e abaixo que 160 por 100
-Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110
-Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110.
Fatores de risco:
A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Em uma minoria, a hipertensão pode ser causada por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a