Hipertensão
Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor normal é 120 mmHg (milímetro de mercúrio). Uma pressão arterial sistólica de 140 ou mais é considerada hipertensão. Há também a pressão arterial diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra. Um número normal de pressão arterial diastólica é inferior a 80, sendo que igual ou superior a 90 é considerada hipertensão.
1 - Como é feito o diagnóstico de hipertensão arterial?
O diagnóstico de hipertensão arterial é feito através da medida da pressão em consultório. Classicamente define-se hipertensão arterial em pessoas com 18 anos de idade ou mais quando os valores obtidos são iguais ou superiores a 140 mmHg para a pressão arterial sistólica e/ou iguais ou superiores a 90 mmHg para a pressão arterial diastólica.
A hipertensão arterial é definida como sisto-diastólica quando ambos os valores são iguais ou maiores aos valores de corte, isto é ≥140/90 mmHg, e sistólica isolada quando apenas o valor da pressão arterial sistólica está acima do valor de corte, isto é ≥140 mmHg, com a pressão arterial diastólica é < 90mmHg.
Para firmar o diagnóstico, recomenda-se também