hipertensão
CAUSAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA)
39 COMENTÁRIOS
A hipertensão arterial, chamada popularmente de pressão alta, é uma doença que atinge cerca de 1/3 da população adulta. Atualmente definimos a hipertensão arterial de dois modos, de acordo com suas causas: hipertensão essencial (ou primária) e hipertensão secundaria.
Neste texto vamos abordar as causas e os fatores de risco para a hipertensão arterial.
Se você está à procura de informações sobre hipertensão arterial, não deixe de ler também nossos outros textos sobre o assunto:
- HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento
- SINTOMAS DA HIPERTENSÃO
- TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO | Captopril, Enalapril, Losartan
- TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO | Nifedipina, Adalat, Amlodipina…
- DIURÉTICOS | Furosemida, Hidroclorotiazida, Indapamida…
- HIPERTENSÃO ARTERIAL DE DIFÍCIL CONTROLE
- EFEITOS DO SAL NA PRESSÃO ARTERIAL
- ECLÂMPSIA | PRÉ-ECLÂMPSIA | Sintomas e tratamento
Causas de hipertensão arterial
Como foi dito na introdução, a hipertensão possui duas categorias: hipertensão essencial e hipertensão secundária.
pressão arterial alta
A hipertensão essencial, também chamada de hipertensão primária, é aquela que surge sem causa esclarecida, enquanto que a hipertensão secundária é aquela que ocorre devido a uma doença identificável, como insuficiência renal, apneia do sono, hipotireoidismo etc.
1.) Hipertensão arterial essencial (primária)
A hipertensão primária é a causa da pressão alta em 95% dos pacientes. Sim, é isso mesmo, praticamente todos os casos de pressão alta são causados pelo que definimos como hipertensão essencial.
Não se sabe exatamente por que a hipertensão primária surge, mas sabe-se que ela é causada por múltiplos fatores genéticos e de hábitos de vida. Sabe-se que entre os mecanismos responsáveis pela elevação da pressão arterial na hipertensão primária estão um aumento de absorção de sal pelos rins, uma excessiva