RESUMO POLITICA
O ESTADO E SEU GOVERNO
Estado é uma sociedade, voltada para o bem de todos, é uma sociedade política. O poder do rei e de um magistrado da República se diferencia do poder de um pai de família. A distinção seria que um rei governa sozinho perpetuamente, enquanto que um magistrado de República comanda e obedece alternadamente, em virtude da Constituição. Aristóteles diz que tudo isso é errado dizer, e ele utilizará um método para examinar a questão. Então, irá decompor os elementos do Estado, e examinar cada um deles para chegar a conclusões. Temos o todo, temos que separar em partes, analisar todos os casos e depois concluir e finalmente juntar o que foi dividido para melhorar a compreensão. Toda Cidade é um tipo de associação, e toda associação é estabelecida tendo em vista algum bem; por conseguinte, a sociedade política [pólis], a mais alta dentre todas as associações, a que abarca todas as outras, tem em vista a maior vantagem possível, o bem mais alto dentre todos. A sociedade formada por várias famílias, tendo em vista uma utilidade comum, é a aldeia. E quando várias aldeias se unem em uma única e completa comunidade, a qual possui todos os meios para abastar-se a si mesma, surge a cidade, formada originalmente para atender às necessidades da vida e para o fim de buscar viver bem.
As cidades inicialmente foram, submetidas ao governo real, forma das que eram de reuniões de pessoas que já viviam sob um monarca. Com efeito, toda família, sendo governada pelo mais velho como que por um rei, continuava a viver sob a mesma autoridade, por causa da consanguinidade. Este é o pensamento de Homero, quando diz:
Cada um, senhor absoluto de seus filhos e de suas mulheres, distribui leis a todos... Cidade é a reunião das aldeias.uma criação da natureza, e que o homem, por natureza, é um animal político, e que o homem que não tivesse sua existência na cidade, seria um ser vil, superior ou