Conhecimento e Filosofia
Ensino Médio e Profissional
Diego Lima , Eduardo Bueno, Edvin Gryczak , Ervin Gryczak , Henrique Sanson
CONHECIMENTO
Ponta Grossa
2014
INTRODUÇÃO Este trabalho de pesquisa tem por finalidade aflorar nosso ensinamentos sobre o que o conhecimento , tanto na sua origem , quanto na era antiga e também na era contemporânea. Falar sobre como Platão defendia a teoria do conhecimento , ou melhor , o inatismo que ele acreditava piamente. Sobre o conhecimento medieval e um aprofundamento sobre a teoria do conhecimento.
TEORIA DO CONHECIMENTO Chamamos Teoria do Conhecimento a área da filosofia que investiga as questões sobre o conhecimento. Definimos conhecimento como a apropriação de dados que o sujeito realiza intelectualmente. Para tanto é necessário existir um sujeito do conhecimento, que por definição é aquele que conhece, e um objeto do conhecimento que por definição é aquilo que é conhecido. A relação entre sujeito do conhecimento e objeto do conhecimento, denominamos ato do conhecimento.
Existem alguns modos de relacionarmos o sujeito e o objeto do conhecimento, a isto chamamos modos ou tipos de conhecimento. Os modos ou tipos de conhecimento são denominados segundo a forma ou meio pela qual ele (o conhecimento) é alcançado, ou seja, se o conhecimento adquirido tem como com meio os sentidos humanos (tato, olfato, paladar, audição e visão), o denominaremos de conhecimento sensível; se o conhecimento tem como meio a capacidade intelectual do ser humano (dotado de razão), o denominaremos de conhecimento racional; se o conhecimento tem como meio a fé do ser humano, ou seja sua capacidade de crer, o denominaremos conhecimento de fé.
Na Teoria do Conhecimento é comum vermos diferentes correntes filosóficas defendendo argumentos distintos quanto à questão do conhecimento, principalmente por