Filosofia E Conhecimento
O conhecimento é a busca constante das descobertas de tudo o que existe, há vários tipos de conhecimento, um deles é o conhecimento vulgar, que não se aprofunda tanto em investigar mais a fundo para conhecer melhor todos os seus aspectos da realidade.
A filosofia procura conhecer não só os aspectos da realidade como vão a fundo às pesquisas, não tendo limites, não encontrando o fim e sempre buscando mais, além das raízes.
Um dos filósofos que pesquisou sobre o conhecimento foi René Descartes, que meditou profundamente sobre suas questões, no inicio ele duvidava de tudo, porém ele observou que o fato do pensar já era uma verdade, e isso já se tornava um fundamento filosófico. Descartes destacou quatro procedimentos absolutos, que nunca deveria deixar de analisar. Eles são: Principio da duvida sistemática ou evidência, principio da analise ou da decomposição, principio da síntese ou composição e principio da enumeração ou verificação.
Descartes afirma que tudo tem que ter evidência e que os sentidos não deixam claros os resultados, pois eles enganam com frequência.
O método realizado por Descartes é o racionalismo, onde sua fonte de conhecimento é a razão, mais por outro lado ele também é idealista que é o oposto do realismo.
Outros problemas e outras soluções
Foi a partir de Descartes que se passou a pensar sobre alguns problemas, um deles é como extrair o mundo exterior do pensamento; para isso foi dada algumas soluções, entre elas se destaca as soluções psicológica, onde explicam o mundo das coisas exteriores como produtos das leis psicológicas da alma, o seu principal pensador foi o inglês David Hume (1711-1776).
Já as soluções lógicas, fundamenta a objetividade da realidade das leis do próprio pensamento, sendo o principal representante o filosofo Kant.
Esses foram alguns grupos que apresentaram seus pensamentos e soluções.
Kant, ou Emanuel Kant foi considerado um dos principais filósofos na Era
Moderna, ele coloca várias questões entre