Paper Sobre UMA PR TICA DIFERENCIADA NO ENSINO DA MATEM TICA
RESUMO
A matemática dispõe de diferentes variedades de práticas para expressar sua importância ao longo da vida humana. Essas práticas são empregadas pelos professores conforme a necessidade de desenvolverem a aprendizagem em seus educandos. Porém, algumas delas merecem ser abordadas com maior detalhamento para facilitar sua compreensão. O presente trabalho pretende mostrar algumas práticas por meio da pesquisa bibliográfica. Também serão enfocadas as perspectivas das corretes filosóficas, bem como a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, que se empregarão como parâmetro de comparação entre as diversas práticas. Por fim, pretende-se desenvolver uma concepção pessoal de prática baseada nos anseios e na subjetividade da autora.
Palavras-chave: Aprendizagem; Metodologia de ensino; Práticas.
INTRODUÇÃO
Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) servem de norteadores para a definição dos conteúdos mínimos exigidos a serem ministrados pelo educador durante sua prática. Uma comparação simples seria a do mapa para o viajante.
Segundo o volume de matemática (1998, p. 35-36) é de suma importância ao professor:
Conhecer a história de vida dos alunos, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais; ter clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a prática em sala de aula, as escolhas pedagógicas, a definição de objetivos e conteúdos de ensino e as formas de avaliação estão intimamente ligadas a essas concepções.
Isto porque, conhecendo à sua clientela e a si próprio, é possível ao professor desenvolver uma prática não individual, mas coletiva, que conduza os estudantes efetivamente à aprendizagem. O mesmo (id., p. 37) afirma ainda que:
A prática mais frequente no ensino da Matemática tem sido aquela em que o professor apresenta o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstração de propriedades, seguidos de