Determinação da Entalpia de Formação do NH4Cl
SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL I
BANCADA 01
DANIEL RAVAZZANI
KARINA MACAGNAM
PAOLA KNESOWITSCH
SAMUEL KENJI AMANO
PRÁTICA 6 – ENTALPIA DE FORMAÇÃO DO NH4Cl(s)
(08/05/2015)
Curitiba
2015
INTRODUÇÃO
Uma reação de formação de um composto é definida como a reação em que o composto é formado a partir dos elementos químicos que o constituem, na forma em que eles são encontrados na natureza(VAN NESS, H. C. et al.). Esse tipo de reação, no entanto, não representa necessariamente uma reação real que poderia ocorrer sob condições padrão de pressão e temperatura. Quando reações químicas são combinadas por adição, de acordo com a Lei de Hess, podem ser somados também os calores de reação envolvidos, para se obter o calor de reação global do processo. Isso só é possível porque a entalpia é uma função de estado, ou seja, conhecidas as condições iniciais e finais, a trajetória que levou de uma à outra não influencia no cálculo da sua variação. O calor padrão de formação de um composto(∆Hºf,298) é baseado na formação de 1 mol da substância em questão, a 101,325kPa e 298,15K.
OBJETIVO Neste experimento, espera-se obter o calor de formação padrão do cloreto de amônio(NH4Cl). A reação de formação envolvida é:
½N2(g) + 2H2(g) + ½Cl2(g) → NH4Cl(s) Em condições de laboratório simples, não é possível administrar a reação acima. Considerando que a entalpia é função de estado, optou-se por um caminho alternativo, envolvendo os seguintes processos:
1. Formação do NH3(g)
2. Formação do HCl(g)
3. Dissolução e ionização do HCl(g) em meio aquoso
4. Dissolução e ionização do NH3(g) em meio aquoso
5. Reação de neutralização do NH4OH(aq) com HCl(aq) para formar NH4Cl(aq)
6. Dissolução e dissociação do NH4Cl(s) em água destilada (inverso)
Os valores dos processos 1, 2, 3 e 4 foram fornecidos segundo a tabela abaixo:
Tabela 1 - Calores de reação
Reação
∆Hº(kJ.mol-1)
⅔H2(g) + ½N2(g) → NH3(g)
-46,11