Etica farmacêutica
Ética é o conjunto de normas morais pelo qual o indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce e é de fundamental importância em todas as profissões e para todo ser humano, para que possamos viver bem em sociedade.
Muitas vezes deixamos nos levar pela pressão exercida em busca de produção, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, e as vezes não nos deixa tempo para refletir sobre nossas atitudes.
Temos que ter a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade acarreta em responsabilidade. De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.
Ética Profissional
Todas as profissões seguem um código de ética que direciona o seu exercício. E tratando-se de ética farmacêutica a abrangência assume um peso maior, porque seus resultados refletem diretamente na integridade e no respeito com o próximo. No decorrer da história humana, aqueles que detinham este conhecimento receberam títulos como mensageiros dos deuses, magos, pajés, alquimistas entre tantos outros nomes.
Estudos e constatações trouxeram à humanidade fórmulas e medicamentos que combatiam os males físicos e principalmente a dor. A cada dia um novo estudo, uma nova descoberta.
A ciência, a medicina e a farmácia tornaram-se ferramentas para a transmutação da humanidade.
Através da (C.F.F.) Conselho Federal de Farmácia, podemos consultar o Código de Ética Farmacêutica.
Está escrito em 6 capítulos, onde os farmacêuticos podem tomar conhecimento dos seus direitos e deveres.
Comissão de Ética (7) Função: dar andamento e emitir parecer em processos referentes à ética e à disciplina dos que exercem atividades profissionais farmacêuticas no Estado do Rio de Janeiro. Composição: no mínimo 3 farmacêuticos inscritos no CRF-RJ, sem cargo na Diretoria, nomeados pelo Presidente