A VOZ DA CONSCIÊNCIA
Falar da consciência é uma coisa bem complexa, pois tem vários significados e cada pessoa utiliza de uma forma, mas ao mesmo tempo não pode ser utilizado para qualquer explicação, ou qualquer ação. Mas há algumas palavras que é esclarecedora do significado de consciência como o bem ou o mal, o certo ou o errado, o que devo fazer ou não fazer.
Cada pessoa pode acabar utilizando essa palavra de maneiras diferentes para explicar algumas coisas e acaba dando sentido diferente para essa palavra.
Quando falamos da Consciência, queremos saber o seu papel. E o papel da consciência é julga o que é certo ou errado, o que é bom e o que é maldade e pra isso a pessoa tem que ter conhecer a mente, tem que ser honesto essas pessoa que pode julga. Mas antes precisamos saber quem é esse juiz, já que a consciência é o juízo sobre o valor moral.
É difícil dizer o que é a consciência, pois cada um tem uma opinião diferente, porque é uma coisa pessoal, é uma opinião própria. É como uma voz intima.
Mas para encontrarmos a voz certa, o juiz da consciência têm que avaliar varias coisas e vamos acabar chegando a conclusão que a o juiz é a voz da razão , que é o certo, o justo, o honesto é o que nos entende melhor
A voz da consciência é como um “eu” interior, que nos ajuda a tomar decisões, mas às vezes nem sempre são decisões certas, porque acabamos nos influenciando pela voz errada e acabamos fazendo o que não é certo, as vezes até praticarmos o mal
A consciência é uma coisa muito pessoal, pois o que uma pessoa julga bom outra pode julgar como mau ou vice-versa.
Descobrir essas coisas faz com que refletirmos os nossos atos, as nossas escolhas e faz com que perguntamos se estamos escolhendo certo, se estamos escolhendo a voz da razão e assim faça com que nos avaliamos.
E isso faz com que pensamos bem antes de tomar uma decisão, pois não podemos decidir algo quando temos duvida, ou melhor, “não podemos agir com consciência duvidosa”. É sempre bom