DENOUEMENT: NARRATIVA DO DESFECHO E ESBOÇO DE UM FINAL
por
ANGÉLICA DE OLIVEIRA CASTILHO SINOPSE
Conto como esboço de outros contos; conto desfecho; estrutura do conto; as vozes do conto; intertextualidade; leitura do conto. .................. .
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Aspectos da Metanarrativa
3. Uma Leitura do Conto Denouement
4. Conclusão
5. Bibliografia
1. INTRODUÇÃO
O trabalho visa abordar o conto Denouement de Ivan Ângelo como conto desfecho já sugerido pelo título. E também como gênesis dos contos Entrevero do Autor com seu Conto e Final.
Para isso, baseia-se na metanarrativa, ou seja, no processo de leitura crítica do texto - o autor parte para uma postura reflexiva sobre sua própria escrita no segundo conto citado acima, e desta postura recria um terceiro conto: Final -; e na intertextualidade com o texto bíblico referente ao profeta Oséias, e também com textos de Carlos Drummond de Andrade e Lúcio Cardoso.
Estruturalmente, o conto Denouement apresenta-se como esboço de um quadro final. Durante sua metamorfose, o autor manifesta sua preocupação com os problemas de autoconsciência ficcional, e produz três momentos de uma só escrita, desenvolvendo um processo denominado crítica genética.
Outro aspecto importante a ser destacado no trabalho é as vozes do conto - aspecto este encontrado nos três contos citados. O conto Denouement apresenta por um lado três vozes: narrador, narrador-personagem, voz da consciência do narrador-personagem; por outro lado a ausência da voz de uma das personagens: Maria Lúcia. Há um conflito entre vozes e silêncio.
Todos esses aspectos estão interligados e criam um texto altamente interessante tanto do ponto de vista estrutural quanto do ponto de vista da elaboração de idéias; dando ao leitor a oportunidade, de assim como o autor, questionar o fazer literário e o fazer da vida.
2. ASPECTOS DA