Intertextualidade e Interdiscursividade
~> Intertextualidade e Interdiscursividade
Na intertextualidade, um texto está ligado a outro, lembra outro na forma, conteúdo, etc. Pode ser um texto, um filme, música que dialoga entre outro filme, texto ou música.
Textualidade: é a ligação com o contexto, seja ele social, político, cultural, religioso, etc. O texto tem uma função pragmática, serve para alguma coisa. Lembro de algum assunto mas pode ter discurso (ideia, fala, intenção) diferente.
a) Todo texto constrói-se como um mosaico de citações.
b) Todo texto é absorção e transformação de um outro texto.
c) Kristeva: “Todo texto é um intertexto (texto dentro de outro texto), outros textos estão presentes neles, em níveis mais ou menos reconhecíveis”.
Intertextualidade: maneira real de construção do texto. Qualquer referência ao outro, como posição discursiva: paródias, alusões, estilizações, citações, ressonâncias, repetições reproduções de módulos, repetições de situações narrativas, de personagens, etc.
~>Interdiscurso
Discurso é um comunicado. Dialogismo, dialogo, interação face a face. Quando falam de uma mesma temática, pode haver pontos de vista diferentes.
1) Dialogismo: a – entre interlocutores (face a face) b – entre discursos; são os meios (ex: um pelo rádio e outro pela tv)
2) Dialogismo é sempre entre discursos. Ou é face a face ou usa-se um meio para vincular esse discurso. Ex: a notícia e depois vem o comentarista.
3) Interlocutor só existe enquanto discurso.
4) Embate (discussão) entre discursos: o do locutor e do interlocutor, que só acontece entre discursos. Embate consumidor x produto (no caso da publicidade)
O homem não tem acesso direto à realidade, nossa relação é medida pela linguagem.
Linguagem é toda e qualquer forma de comunicação. O homem tem acesso à realidade por meio do que ouviu. Realidade traduzida por meio da linguagem.
Nosso discurso não se relaciona diretamente com as coisas, mas com outros discursos