atps-analise de investimentos
Ciências Contábeis
Analise de Investimentos
Atividade Prática Supervisionada
Me. Jefferson Dias
Rachel Niza
Nome Completo
RA
Aline Katiuscia Mielzarski
6318188512
Felipe Macedo Galante
5565141442
Marcelo Oliveira da Fonseca
6301180648
Mariane Carou do Amaral Schmidt
5733182722
Miriam Toledo Quevedo da Trindade
6343121962
Rodrigo de Melo Teixeira
6314154339
Porto Alegre, 22 de abril 2014.
ETAPA 1
O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento mesmo sendo tão diversos.
Mas não é por acaso que tantas circunstancias são denominadas de investimento, existe algo em comum. O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, os exemplos que foram citados no segundo parágrafo mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.
Como mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro”. Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:
1) Investimentos públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito público. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mais sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.
2) Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.
3) Investimentos