Cálculo de Topografia
Topografia
Belo Horizonte
2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
TRABALHO DE ESTRUTURAS INDUSTRIAIS CIVIS
Topografia
Projeto apresentado a Disciplina de Estruturas Industriais Civis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como trabalho avaliativo.
Belo Horizonte
2013
TP 01 – EXERCÍCIO 01
Calcular as distâncias e elevações entre os pontos e o ponto A, usando medições efetuadas através de um instrumento topográfico. Dados os ângulos e valores de visadas na régua para os pts. 1,2,3,4, e 5, tendo com referência o Ponto A e os ângulos horizontais dados em referencia a partir de AB, no sentido horário. O ponto B ( ESTAÇÃO DE VANTE) considerar na direção do topo da página. Os ângulos verticais estão tomados entre o horizonte (definido no ponto A) e o fio médio da estádia, direção horária. Os pontos medidos foram determinados através de uma estação fixada em A, visualizados com o uso de estádia com luneta analítica.
1. Determinar as elevações destes pontos, sabendo-se que o ponto A se encontra a 50m de altitude em relação a uma referencia fixada. Traçar a curva de nível do terreno, de 5 em 5 metros, sabendo-se de antemão que o terreno é pouco acidentado e sem variações bruscas de elevações.
2. Calcular a área aproximada do terreno, contida dentro da poligonal traçada com estes pontos, imaginando que a poligonal define os limites do mesmo.
Usar os formulários dados em sala.
D=C*S*cos2(alfa vertical) para Alfa Azimutal D=*S*sen2(Azimute) n= C*S*1/2*sen(2*(alfa vertical)) para Alfa Azimutal n= C*S*sen(2*(Azimute))
Hi = HA + hi (+ / -) C*S*1/2*sen(2*(alfa vertical)) – m hi= altura do instrumento = 1,41m
C=constante do aparelho = 100
1. Qual o objetivo da topografia?
A topografia tem por finalidade o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em