A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
SILVA, Sirlene Santos/UFMS
NOGUEIRA, Ione S.C./ UFMS (orientadora)
RESUMO
Esta pesquisa buscou identificar e analisar os elementos que constituem o fenômeno da violência dentro das escolas e verificar a maneira como os gestores escolares lidam com o problema e o enfrentam. Nesse sentido, foi realizada investigação bibliográfica sobre o tema da violência nas escolas e uma pesquisa de campo em escola pública. A pesquisa foi realizada em uma escola pública e para a coleta de dados foi analisado o questionário respondido pela coordenadora pedagógica da escola, também foi realizada análise do “Projeto Tosco” proposto pela Secretaria Estadual de Educação para combate à violência nas escolas, e do Projeto Político Pedagógico da escola. Essas análises nos permitiram compreender que embora o problema da violência nas escolas seja de grande preocupação para autoridades e gestores educacionais, as medidas necessárias para combatê-lo ainda não têm sido devidamente tomadas.
Palavras-chave: Violência, Escola, Projeto Tosco
1. VIOLÊNCIA: COMPREENSÃO DO FENÔMENO E DEFINIÇÕES TEÓRICAS
Podemos dizer que vivemos em uma sociedade violenta. Esse é um fato inegável, de fácil constatação nas manchetes de qualquer jornal, seja dos grandes centros urbanos ou de cidades menores até a algum tempo considerada pacatas e tranqüilas.
Ao serem avaliadas algumas dessas ocorrências, pode-se pensar que a sociedade caminha para um caos total e que as autoridades, em todos os escalões, perderam o controle da situação. A venda ilegal de armas, o tráfico de drogas, as rebeliões em presídios têm se tornado rotina nas grandes cidades, e o Estado não tem conseguido tomar medidas eficazes que possam transformar essa condição.
Esse problema reflete-se também nas escolas, principalmente nas públicas, que atendem à grande parte da população que se encontra à mercê de tais acontecimentos,