Visão, um dos cincos sentidos
Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Para quase todos os animais, a visão é um meio de sobrevivência. Para os seres humanos, ela é um recurso para sobreviver, mas também um instrumento de interação, pensamento e de melhoria de vida.
O ser humano tem o sistema visual mais completo, os olhos são um canal de informação altamente desenvolvido. Cerca de 80% das informações, sensações e emoções chegam-nos através dos nossos olhos. Graças a ele e ao nosso cérebro, somos capazes de perceber os fenômenos que nos cercam.
Embora pequeno no tamanho, é um órgão muito complexo capaz de captar e interpretar a incidência de raios de luz, que logo são transformadas em imagens. O olho tem aproximadamente 2,54 cm de largura, 2,54 cm de profundidade e 2,3 cm de altura.
- Anatomia do Olho
Fonte: Disponível em www.cbo.com.br
O olho possui três membranas de revestimento, a Esclera, a Coróide e a Retina.
Esclera: é o branco dos olhos. Nela está localizada a Córnea, que serve basicamente para proteção.
Coroíde: é a membrana intermediária. Nela estão a Íris e a Pupila, que juntas funcionam como mecanismo de regulagem da entrada de luz no olho. Quando há muita luz, a Íris se expande, diminuindo a pupila (Assim entrará menos luz no olho). Quando há pouca luz no ambiente, a Íris se contrai, aumentando a pupila (permitindo a entrada de mais luz).
Retina: é quem recebe a luz. Nela estão os cones (células que recebem as cores) e os bastonetes (que recebem o preto, o branco e o cinza). A imagem captada vai para o cérebro por meio do nervo óptico e lá é interpretada.
Os três elementos transparentes localizados dentro do olho são:
Humor aquoso: é o liquido que preenche o espaço entre o cristalino e a córnea.
Cristalino: localizado atrás da íris, é uma membrana elástica, que muda de espessura conforme a distância que se encontra o objeto focalizado.
Humor vítreo: substância gelatinosa que preenche o espaço entre a parte