Pedagogia
Elisangela Dilma Ferreira
Profª Celi Terezinha Wolff
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0305) – Pedagogia da Educação Infantil
19/03/2013
RESUMO
Nós seres humanos possuímos cinco sentidos fundamentais: audição, olfato, paladar, tato e visão. Eles estão diretamente relacionados com a forma de comunicação com o ambiente, e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos. Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro, as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso. A audição é a trajetória do som até o momento de sua interpretação pelo cérebro. No olfato, os diferentes genes receptores, conseguem identificar odores específicos. O paladar é o sentido relacionado á sensação de sabores. O tato permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. A visão é o órgão que possibilita a visualização, sendo que o olho capta a imagem e a envia para o cérebro, que faz a interpretação e reconhecimento.
Palavras-chaves: Sentidos. Órgãos. Corpo humano.
1 INTRODUÇÃO
Os cinco sentidos são órgãos fundamentais do corpo humano, que estabelecem funções que favorece a nossa relação com o mundo. A partir do momento que a criança nasce todos os sentidos dela já estão em exercício. E estes órgãos são responsáveis por todas as nossas sensações. Os cinco sentidos são: audição, olfato, paladar, tato e visão.
A visão é um dos sentidos que não nos permite somente detectar a luz e as imagens, mas também nos permite interpretá-las, ou seja, vê-la. O tato um dos sentidos que possamos explorar o mundo, ao primeiro toque, somos capazes de descrever o que está em nossas mãos. Podendo assim descrever sua textura, forma e sua temperatura.
O paladar é o sentido capaz de captar os diferentes sabores através da língua.
Na língua encontram-se as Papilas Gustativas que são formadas de células sensoriais