A TI e o RH
Simone e Vanessa
1 - O autoatendimento no RH permite que os gestores ou colaboradores acessem seus registros pessoais (e, no caso dos gestores, detalhes inseridos sobre seus funcionários) e para completar as atividades também do departamento pessoal.
As organizações se beneficiam se implantarem uma intranet e um portal de RH, agilizando processos, e dando mais liberdade de atuação para o setor.
Não esquecendo de possibilitar acesso para toda força de trabalho e capacitar gestores e colaboradores para utilizarem as ferramentas em seu beneficio. Como a maioria dos dados de RH é sensível, também é importante implantar um sistema com controle de acesso aos dados, conforme hierarquia da empresa e controlar quem tem acesso a quais informações.
2 – Papelada e dados mais precisos
Ao fazer o funcionários, responsáveis por suas próprias informações, cadastrar seus dados e mante-los atualizados, aumenta consideravelmente a precisão das informações em posse do RH. Evita-se assim o retrabalho de transferência de informações a partir de formulários escritos à mão para a base de dados interna – fonte comum de erro – e a utilização de papel.
Redução dos esforço de administração no RH
O autoatendimento alivia o setor de RH da pesada carga administrativa que vem com a tarefa de ser o guardião da informação e facilitador de processos. Com informações sendo distribuídas de forma controlada e processos sendo seguidos mais de perto, o RH têm tempo para assumir um papel mais estratégico e produtivo no negócio.
Os benefícios de autoatendimento são claros. No entanto, apenas 45% dos profissionais de RH dizem que os funcionários tem acesso. Uma forma de atender a estes problemas envolve software customizado e terminais (computadores) para acesso de todos.
Controle de processos e melhores práticas
Fluxos de trabalho no sistema podem ser auditados. Qualquer pessoa com a responsabilidade de controle pode ver o planejamento nos níveis hierárquico – estratégico