Taylor ADM
Cabo Frio
2009
Márcia C. Villar dos Santos
......
......
......
........
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
TAYLOR HERÓI OU VILÃO
Trabalho apresentado para disciplina Fundamentos da Administração I.
Profº. Sergio Monteiro
Cabo Frio
2009
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Frederick Taylor nasceu na Filadélfia (1856-1917). Considerado o pai da administração. Não se tem dúvida que a publicação de Princípios de Administração Científica, por ele desenvolvido, teve uma grande importância para o desenvolvimento da teoria das organizações e da ciência da administração.
A teoria da gestão cientifica consistia numa análise temporal das tarefas individuais que permitia melhorar a performance dos trabalhadores. Depois de identificar os movimentos necessários para cumprir uma tarefa, Taylor determinava o tempo ótimo de realização de cada um deles, numa rotina quase mecânica.
Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para todo, dando ênfase na tarefa. Para ele a administração tinha que ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. Não havia a época, interesse em qualificar o trabalhador, diante de um enorme e supostamente inesgotável Exercício Industrial de Reserva. O estudo de Tempos e Movimentos mostrou que um exército industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários.
1. PRIMEIROS ESTUDOS ESSENCIAIS DESENVOLVIDOS POR TAYLOR
1.1 EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL E SEUS RECURSOS
Acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e