Tercerização RH TI
Adoção da Terceirização de Recursos Humanos em TI
UM ESTUDO DE CASO
RESUMO: Este estudo descreve os elementos, da terceirização (outsourcing) de recursos humanos na Tecnologia da Informação (TI) possui reconhecida importância nas organizações, principalmente como ferramenta de redução de custo. Porém, nos últimos anos, a terceirização de recursos humanos em TI também passou a se tornar cada vez mais um elemento de vantagem competitiva para as organizações.
PALAVRAS-CHAVE: Terceirização de TI. Tecnologia da informação. Decisão de terceirização. Fatores de terceirização. Terceirização no setor público, RH.
Introdução
A terceirização de serviços de Tecnologia da Informação (TI) é uma realidade presente no mundo todo, num momento em que a competitividade entre empresas está bastante acirrada, as organizações tendem a concentrar seus esforços e capacidades internas no seu negócio principal e deixam as atividades operacionais secundárias e de TI para serem realizadas por terceiros, que geralmente possuem recursos especializados e aptos a fornecer serviços de TI mais relevantes para o negócio da empresa, e não apenas como mero suporte técnico.
Origens da terceirização
A terceirização originou-se nos Estados Unidos logo após a eclosão da Primeira Grande Guerra Mundial, naquela época, as indústrias se concentraram no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar atividades relacionadas a embalagens, ferramentas, componentes, tintas e vernizes a empresas prestadoras de serviços.
No Brasil, a terceirização se desenvolveu com maior ênfase a partir da década de 60. A indústria automobilística foi dominada pelas chamadas montadoras, que, desde sua instalação, vem empregando largamente a terceirização na produção de peças e componentes adquiridos de diversos fornecedores contratados principalmente junto ao mercado local.