ti rh e opostos complementares
RESENHA: TI E RH, OPOSTOS E COMPLEMENTARES.
Atualmente os profissionais da TI estão altamente valorizados, não apenas pela sua capacidade técnica e logica, mas também por habilidades interpessoais que se destacam junto as necessidades organizacionais.
Os profissionais que atuam na área da tecnologia vêm conquistando um espaço considerável na área de recursos humanos. É necessário um pensamento logico e preciso na hora de gerir um negocio, mas se deve estar atento que praticamente todos os processos também são formandos por pessoas, e que é impossível não considerar técnicas de como se deve liderar e comandar equipes para que se alcance o objetivo comum.
A gestão de pessoas sempre foi uma responsabilidade do Rh, e a parte lógica da organização era responsabilidade do departamento de tecnologia. Mas a exigência mercadológica passou a considerar importante as habilidades humanas em pessoas que atuavam na parte logica da empresa. Observou-se uma ótima adaptação a atribuição de autoridade e lideranças aos profissionais da TI, que são hoje os gestores de tecnologia da informação, que tem funções estendidas, como recrutamento de pessoas por exemplo.
Esse passo fez com que os gestores fossem mais valorizados e melhor remunerados, em muitos casos se igualando ou até ultrapassando os salários médios dos recursos humanos. Porem essa não uma realidade que abrange 100% das profissionais que atuam com TI. Existe uma enorme dificuldade em encontrar profissionais com conhecimento técnico que estejam dispostas a ocupar cargos de gerencia e lidar com pessoas além de sistemas. Essa escassez é o principal influente para a extrema valorização dos profissionais que tem habilidades interpessoais e emocionais, e são os principais alvos a se tornarem executivos e motivadores que irão gerir com competência as organizações com planejamento estratégico e perspectiva de crescimento.