turismo
Nome: Ana Tereza Matos
Idade: 37
Cargo: Gerente da Parte de Novos Projetos
Veio para o Brasil em: Janeiro/2011
Antes de vir para o Brasil: Viveu em Portugal, Chile e Estados Unidos
Sempre trabalhou com hotelaria
Ana Tereza Matos nasceu no Norte de Portugal, em uma cidade chamada Aveiro perto do Porto. É uma cidade jovem e plana, com apenas 60mil habitantes e uma grande cidade universitária dentro. Aveiro foi pioneira em ter bicicletas gratuitas para uso dos estudantes. É considerada uma cidade esportista, pois muitos ali praticam esportes, a cidade é conhecida como “Veneza de Portugal” por causa de um rio que passa no meio dela. É perto da praia e é bastante frio por lá, a praia tem ondas altas e muitos surfistas aproveitam para praticar seu esporte.
Tem um evento muito típico de lá que é a Festa de São Gonçalinho, que é um santo casamenteiro e acontece durante uma semana. As pessoas vão até a capela que fica no centro da cidade, sobem até o último andar da capela e jogam lá de cima as chamadas “cavacas”, que é um doce de origem portuguesa. Este doce nasceu nos velhos conventos de Portugal, sua receita contém ovos, açúcar, farinha, óleo de girassol e baunilha, esse doce é usado para as pessoas fazerem pedidos para conseguir namorado(a) ou marido (esposa). Apesar de São Gonçalinho ser um santo casamenteiro, neste evento, as pessoas jogam essas cavacas para fazerem pedidos diversos, de curas, dentre outros. Portugal não é como o Brasil, não se toca muitas músicas de lá, mas sim, músicas internacionais. A festa de São Gonçalinho, acontece até hoje e sempre no mês de Janeiro.
O carnaval em Portugal é muito pobre, segundo Tereza, e em época de final de ano é sempre muito frio, lareiras são usadas nas residências para aguentar as baixas temperaturas. Ela diz que natal lá é muito importante, todas as lojas de comércio fecham-se às 18h para as pessoas poderem voltar para casa e ficar com a família, disse que é uma data a ser comemorada