A teoria e a avaliação construtivista no contexto da educação infantil
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES – CEH
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DOCENTE: CASSANDRA PONTES
DISCENTE:
DANYARA DE JESUS DE SOUZA
A TEORIA E A AVALIAÇÃO CONSTRUTIVISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2010
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de defender uma Educação Infantil com base nas teorias construtivistas, foram feitas algumas pesquisas e análises sobre o tema no intuito de sustentar essa defesa.
Por acreditar, na concepção desta teoria e na importância da Educação Infantil, que abre as portas do saber às nossas crianças, priorizando o indivíduo no centro do processo ensino-aprendizagem e na troca entre os sujeitos (professores e alunos), que avaliam e são avaliados, fiz uma análise crítica e reflexiva, sobre a postura da escola e dos educadores envolvidos nas questões práticas da avaliação no cotidiano escolar voltados à faixa etária de zero a seis anos de idade.
Sendo assim, esse trabalho propicia a reflexão e a criticidade, na análise investigativa de todos os interessados na avaliação construtivista na Educação Infantil. Contudo, não quero parecer sonhadora. Deixando claro, que a Educação Infantil ainda hoje se apresenta como um desafio, devido a graves problemas sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos, com uma educação pública de modo geral de baixa qualidade, com um quadro de educadores pouco qualificados e mal remunerados, estruturas físicas impróprias, mães e pais pouco participativos nas escolas.
2 UMA BREVE APRESENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE O CONSTRUTIVISMO
A Teoria Construtivista consolidou-se através dos estudos de Jean Piaget sobre questões cognitivas e das relações pautadas na troca de experiências e no interagir com o meio. Outros teóricos, como, Vygotsky, Freinet, Wallon forneceram a sustentação científica necessária à sua viabilização.
O Construtivismo defende a construção progressiva de