Defensiva
“DIREÇÃO PERFEITA OU DIRIGIR COM PERFEIÇÃO, SIGNIFICA QUE VOCÊ REALIZA CADA VIAGEM SEM ACIDENTES, SEM INFRAÇÕES DE TRÂNSITO, SEM ABUSOS DO VEÍCULO, SEM ATRASOS HONORÁRIOS E SEM FALTAR COM A CORTESIA DEVIDA”.
Dirigir com perfeição inclui a habilidade em controlar o seu veículo, de maneira que você não seja envolvido em algum acidente.
Os acidentes podem ser evitados. No caso de colisão entre dois veículos, geralmente o acidente pode ser evitado por qualquer um dos motoristas, ou por ambos
Sabendo que os acidentes podem ser evitados, como poderíamos definir um acidente evitável?
ACIDENTE EVITÁVEL É AQUELE EM QUE VOCÊ FEZ TUDO QUE RAZOAVELMENTE PODE FAZER PARA EVITÁ-LO”.
A maneira mais simples que você tem para não se envolver em acidentes é não dirigir. Você pode também, modificar completamente o seu próprio curso, a fim de dirigir por duas ruas quase desertas.
São maneiras mais simples de se evitar acidentes, mas não são razoáveis.
Você evita razoavelmente um acidente, quando usa a sua inteligência, seu bom senso, ou sua razão para evitá-lo.
Ao ver um acidente a maioria das pessoas perguntam: “Quem é o culpado?”
Deixando de lado as emoções e analisando racionalmente cada acidente de trânsito, você verá que saber quem é culpado, embora importante para efeitos legais, não melhora a situação no que diz respeito à prevenção de acidentes. A única maneira de tirar algum proveito do acidente de trânsito é você aprender como agir para evitar que ele se repita.
Em outras palavras: não importa saber quem é o culpado, mas sim, quem poderia ter evitado o acidente.
Por tudo isso, lembre-se: “não adianta estar certo e ser envolvido em acidente. O importante é você não se acidentar. Para isso, não basta você dirigir