Dire O Defensiva
1 - Apresentação,
2 - Introdução,
3 - Direção Defensiva,
4 - O Veículo,
5 - O Condutor,
6 - Via de Trânsito,
7 - O Ambiente,
8 - Outras Regras Gerais,
9 - Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social,
10 - Infração e Penalidade,
11 - Renovação da Carteira Nacional de Habilitação.
Direção Defensiva
(Fonte: Denatran - Ministério das Cidades, maio de 2005)
http://www.veiculos-curitiba.com/direcao-defensiva/inicio.htm
Apresentação
Em 22 de janeiro de 1998 entrou em vigor a Lei no 9.503, promulgada pelo Congresso Nacional, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, estabelecendo, em seu artigo primeiro, que o “trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito”.
No intuito de aprimorar a formação do condutor, devido aos alarmantes índices de acidentes no trânsito, o Código de Trânsito Brasileiro trouxe a exigência de cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular, incluindo direção defensiva, proteção ao meio ambiente e primeiros socorros. Estendeu, ainda, essa exigência aos condutores já habilitados, por ocasião da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (art. 150), de modo a também atualizá-los e instrumentalizá-los na identificação de situações de risco no trânsito, estimulando comportamentos seguros, tendo como meta a redução de acidentes de trânsito no Brasil.
Como resultado de amplas discussões no âmbito do Sistema Nacional de Trânsito, o processo de habilitação foi revisto e consolidado na Resolução nº 168 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que entrou em vigor em 2005. Visando à melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de habilitação de condutores, o Ministério das Cidades, por meio do Denatran, publicou este material didático sobre Direção Defensiva. Introdução
O trânsito é feito pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito.
O