Análise de um signo – anúncio de revista
7a. AULA – Teoria da Comunicação III Curso: Propaganda e Marketing Professor: Hermes Renato Hildebrand
Objetivo da Aula: Elaborar uma análise semiótica de uma propaganda. Utilizar os conceitos de Fundamento, Objetos Imediato e Dinâmico e Interpretantes Imediato, Dinâmico e Final.
Base da Aula ou Texto Referência: SIQUEIRA, Flailda B. G. (1993). Semiótica, Estética e Publicidade. Comunicarte 18: 21-40.
Modelo de Análise de um Signo – Anúncio de Revista
Elementos:
Signo: é o próprio anúncio em si.
Fundamento: é alguma qualidade de sentimento. É uma sensação causa pelo signo –anúncio - que desperta nossa atenção. É uma sensação dada pelo material utilizado para confeccionar o signo e que desperta algo em nós. É algum elemento representado que aguça o nosso desejo e nos induz a observar o objeto representado. Nós observamos as cores, a materialidade, a tinta utilizada, o formato das letras sobre o papel, a dimensionalidade do signo ou algum elemento da forma ou composição que nos faz percebê-lo, enquanto signo, no meio de uma série de imagens, textos e informações.
Objeto Imediato: é totalmente ligado ao fundamento, é a mensagem organizada de tal maneira que representa e apresenta o objeto dinâmico no signo. É a representação do signo em si, isto é, as cores, a materialidade e o tamanho do signo.
Objeto Dinâmico: é o objeto que o anúncio ou signo está no lugar. É aquilo que ele substitui. È aquilo que o signo representa.
Interpretante Imediato: é o sentido do anúncio tal como o criador quis transmitir através das estruturas e das sensações provocada pelos elementos utilizados para compor o signo – o anúncio. São as construções visuais, sonoras e textuais que ao serem organizadas transmitem algum tipo de informação. O interpretante também está ligado ao fundamento do signo assim como o objeto imediato.
Interpretante Dinâmico: é aquilo que o