A teoria piagetiana de aquisição da linguagem
Edilene Picanço Bacelar
Leilian dos Santos Garcia
Maria do Socorro Araújo Pastana
RESUMO: O artigo aborda conceito e característica da teoria piagetiana de aquisição da linguagem, destacando o construtivismo-cognitivista: linguagem vinculada à cognição, detalhando o estudo das concepções centrado nas habilidades intelectuais humanas, onde Piaget tenta nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos.
PALAVRAS-CHAVES: Piaget, construtivismo-cognitivista, linguagem. I – INTRODUÇÃO
A teoria piagetiana da aquisição da linguagem centrada na capacidade cognitiva busca entender o desenvolvimento natural da criança. Tendo como base e finalidade a inteligência, que começa a se organizar por meio de uma ação lógica sobre o biológico, isto é, os atos biológicos são adaptados ao meio físico.
Este estudo torna-se relevante por produzir reflexões acerca da aquisição da linguagem segundo Piaget, o que possibilita o aprofundamento dos estudos teóricos sobre o desenvolvimento da linguagem. Esta pesquisa é direcionada aos acadêmicos e pesquisadores da área de Letras interessados nas diversas concepções de linguagem.
O objetivo principal que norteia a pesquisa é desenvolver subsídios teóricos sobre a aquisição da linguagem a partir dos estudos de Piaget, e os objetivos específicos apresentados para defesa da pesquisa são: descrever a teoria piagetiana sobre a aquisição da linguagem; estabelecer relação entre o desenvolvimento do conhecimento de Piaget e o desenvolvimento da linguagem; Ressaltar a possibilidade de novas discussões sobre as teorias de aquisição da linguagem.
Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, qualitativa e descritiva, para sua realização utilizou-se o procedimento de levantamento de dados através das técnicas de resumo, fichamento e resenha. Para fundamentar este trabalho foram selecionados os autores Jean Piaget e Noam Chomsky.
Este estudo está organizado em duas seções, a