O surgimento da linguagem segundo a teoria piagetiana
O surgimento da linguagem segundo a teoria piagetiana
Eixos importantes para entender Piaget
Piaget estrutura seu pensamento em quatro eixos: o eixo estrutural que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações; o eixo genético que tem como base a história ontogenética das estruturas mentais, dado que elas não são herdadas filogeneticamente, mas construídas; o eixo construtivista que indica que as estruturas são construídas pelo sujeito e a construção se dá por assimilação (incorporação do objeto à sua estrutura sensório-motora) e acomodação (adaptação dessa estrutura ao objeto); e o eixo interacionista que aponta que a construção ocorre no contato com o outro, com o meio ambiente. Estes dois últimos eixos consideram a linguagem como uma forma de representação, pois permite o sujeito evocar verbalmente objetos e acontecimentos ausentes.
Períodos da teoria piagetiana
A teoria piagetiana divide o desenvolvimento da criança em quatro estádios: período sensório-motor, pré-operatório, opertório concreto, e operatório formal. Esse trabalho terá como foco apenas os dois primeiros tendo em vista que são os dois envolvidos na aquisição e no desenvolvimento da linguagem.
1º período: O período sensório-motor perpassa o período de zero à dois anos de idade da criança. Este período se encerra com a aquisição da inteligência senso-motora que é prática, ainda não possui representação, na manipulação de objetos que se organiza por percepções e movimentos, sempre visando um objetivo previsto. E, ao final dos dois anos (na linha de transição para o próximo período, o pré-operatório), quatro processos fundamentais revolucionam o desenvolvimento intelectual da criança: a construção das categorias de objeto, espaço, causalidade e tempo como categorias de ação, ainda não de pensamento. O esquema de objeto se dá a partir da permanência de um objeto mesmo fora do campo perceptual da criança, sua reaparição não é percebida como um novo