A Sociologia de Durkheim - resumo
COSTA,Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. Edição. Sao Paulo SP: Moderna, 1997.
O que é fato social?
Embora Comte seja considerado o pai da sociologia e a tenha nomeado, Durkheim foi um dos seus grandes teóricos. Em uma de suas obras “As Regras do Método Sociológico”, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia – os fatos sociais.
Distingue três características dos fatos sociais. (1) Coerção social- o grau de coerção dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções que o individuo estará sujeito quando tenta se rebelar contra ela. Essas podem ser Legais ou espontâneas.
Legais- prescritas pela sociedade em forma de lei onde se estabelece infração e a penalidade subsequente. Espontâneas- surge quando uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade a qual o individuo pertence. Segundo Durkheim a educação tanto formal como a informal desempenham uma grande tarefa nessa conformação do indivíduos à sociedade em que vivem.
(2) Exteriores ao individuo – os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou seja quando o individuo nasce as leis e as regras sociais já existem e lhes são impostas por mecanismo de coerção social.
(3) Generalidade – é social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou pelo menos na maioria deles.
A objetividade do fato social
Uma vez identificado e caracterizados os fatos sociais, Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia. Para ele deve-se manter certa distancia e neutralidade em relação aos fatos, resguardando a objetividade de sua analise. Que deixe de lado suas presunções ou seja sentimentos pessoais em relações aos acontecimentos a ser estudados, a neutralidade também exige a não-interferência do cientista no fato observado. Durkheim aconselhava o cientista a estudar os fatos sociais como coisas, fenômenos que lhe são exteriores o podem ser observados e