RESUMO DO CAPÍTULO 2 "ÉMILE DURKHEIM" DE SOCIOLOGIA CLÁSSICA DE CARLOS EDUARDO
Késia Silva da Costa Amaral.
SELL. Carlos Eduardo. Émile Durkheim. In: Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber, RJ: Vozes p. 77-104, 2009.
1.Vida e obra
Émile Durkheim (1858-1917), nasceu em Épinal, região da Alsácia, na França, descendente de uma família de rabinos. Iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para a Alemanha para estudar ciências sociais. Lecionou sociologia e pedagogia em Bordeaux, primeira curso dessa ciência criado em uma universidade na França em 1887. Foi nesse período que escreveu suas principais obras e formou a base de seu pensamento sociológico. Transferiu-se em 1902 para Sorbonne, para onde levou inúmeros cientistas, entre eles Marcel Mauss (1872-1950) que era seu sobrinho, reunindo-os num grupo onde ficou conhecido como “Escola sociológica francesa”. Suas principais obras foram: A divisão do trabalho social (1893) que foi sua tese de doutorado, As regras do método sociológico (1895), O suicídio (1897), As formas elementares da vida religiosa (1912), Educação e sociologia (1922), Sociologia e filosofia (1924), A educação moral (1925), O socialismo (1928), A evolução pedagógica na França (1938), Lições de sociologia (1950), Montesquieu e Rousseau: precursores da sociologia, Pragmatismo e sociologia (1955) e A ciência social e a ação. Para os partidários do pensamento de Durkheim, as origens de sua teoria estaria ligada a três correntes principais:
• Conservadorismo: Para muitos intérpretes, a sociologia de Durkheim possui sua raiz em teorias conservadoras, como por exemplo à crítica ao predomínio da razão na idade moderna e a agitação da era atual trazida pela revolução francesa, embora ele não rejeitasse a noção de progresso e as conquistas da sociedade moderna.
• Positivismo: Durkheim vai retornar a ênfase no poder da razão (Iluminismo) e na superioridade da ciência, partindo de René Descartes e passando por Augusto Comte, considerado pai fundador do positivismo. Isso