Resumo breve sobre a sociologia de Durkheim e Weber
Durkheim:
Divisão do Trabalho Social é seu primeiro grande livro e seu tema é o tema central do pensamento Durkheimiano (há uma grande influencia de Auguste Comte nesta obra).
Relação entre indivíduos e a coletividade.
Como um grupo de indivíduos pode constituir uma sociedade? Segundo Durkheim através da solidariedade dita mecânica e a solidariedade dita orgânica.
- Solidariedade mecânica: Solidariedade por semelhança, i.e., os indivíduos não se diferenciam, pois dentro desta sociedade reconhecem em todos os mesmos valores, as mesmas experiências, o mesmo sagrado, etc. (Usualmente vista em sociedades segmentares, em que há um relativo isolamento)
- Solidariedade orgânica: É a solidariedade oposta à solidariedade mecânica. Nessa sociedade os indivíduos já se diferenciam uns dos outros. Esta solidariedade provém justamente dessa diferença, através de uma analogia com órgãos dos seres vivos, que preenchendo cada um uma função vital, são todos indispensáveis mesmo sendo diferentes. (Sociedade onde há divisão do trabalho)
Uma sociedade segmentar pode vir a ter uma divisão econômica, no caso de as tradições estarem muito vincadas na cultura.
Quanto mais forte a consciência coletiva, maior a indignação com os crimes (contra os interditos) – Solidariedade Mecânica.
Quando reina a solidariedade orgânica, por outro lado, há uma redução na consciência coletiva e é menor a reação da sociedade contra violações aos interditos.
Ps. O indivíduo nasce da sociedade, não o contrário!
Sociólogo francês do final do século XIX, Émile Durkheim define em sua teoria que O OBJETO estudado pela sociologia É O FATO SOCIAL ,considerado como qualquer maneira de interação do indivíduo em sociedade.Durkeim, entao, organiza a sociologia como entendida hoje e a institucionaliza. Além disso ele também cria um novo método para estudar e analizar os fatos socias , o
MÉTODO SOCIOLÓGICO. Segundo o sociólogo, a disciplina da sociologia deveria