Recrutamento e selecao
Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações sociais e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.
O que seria da sociologia sem Weber? É difícil imaginar. Ele a redefiniu como ciência da ação social (conduta humana dotada de sentido) e a distinguiu da convicção (inerente ao político). Para o jurista alemão, a escolha científica (ação social racional) é uma escolha moral orientada pelo valor da verdade. Weber, um burguês declarado e envolvido com a política local, defendia o não engajamento político do cientista e a objetividade das ciências sociais. O plano científico deveria ser separado do pedagógico-científico. Análises são diferentes de avaliações. Segundo Tragtenberg, "A ciência racional à qual Weber está vinculado é parte do processo de racionalização. A objetividade é uma de suas características básicas, além da renúncia a julgamentos de valor em determinado nível de sua elaboração".
Na investigação da relação de Marx com a sociologia, não há como subestimar a importância do movimento crítico. Ao longo de toda sua obra, o exame das diversas teorias sociais prevalecentes desemboca, com base no exercício de uma crítica ao mesmo tempo imanente e transcendente, na delimitação de um