Recrutamento e seleção
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro de uma organização. Para ser eficaz o recrutamento deve atrair um contingente e candidatos suficientes para abastecer adequadamente o processo de seleção
Fases do recrutamento:
1. Pesquisa interna: O que a organização precisa e quais as pessoas necessárias . Esse processo não deve ser esporádico, mas contínuo e constante e deve envolver todas as áreas e níveis da organização, para retratar suas necessidades de pessoal e o perfil que esses novos participantes deverão possuir. 2. Pesquisa externa: é uma pesquisa de mercado de RH. Assim, dois aspectos importantes sobressaem da pesquisa externa: a segmentação do mercado de RH e as localizações das fontes de recrutamento.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Segmentação do mercado: é a decomposição do mercado com diferentes segmentos ou em classes de candidatos com características definidas para analisá-lo e abordá-lo de maneira específica. Exemplo de segmentação: Executivos: Diretores, gerentes, assessores. Supervisores: Chefes, encarregados e líderes. Mão de obra especializada: ferramenteiros, mecânicos, eletricistas. Técnicos: projetistas, desenhistas e processistas.
INTERNO Quando existe determinada vaga, a empresa procura preenchê-la através do remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos ou transferidos, ou ainda transferidos com promoção.
Fontes de recrutamento: dentro das fontes de recrutamento, observamos as seguintes formas:
EXTERNO Funciona com candidatos vindo de fora, ou seja, com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento.
ON-LINE A internet é um importante canal de contato entre as organizações e candidatos. Os sites de procura de empregos estão se multiplicando.
PROCESSO DE RECRUTAMENTO
O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. O início do