Gestão de Recursos Humanos - Administração do Sistema Judiciário
Centro de Ciências Jurídicas e Políticas
UMA GESTÃO DE PESSOAS EFICIENTE NO ÂMBITO DO SISTEMA JURÍDICO NO BRASIL
Rio de Janeiro, 2013
UMA GESTÃO DE PESSOAS EFICIENTE NO ÂMBITO DO SISTEMA JURÍDICO NO BRASIL
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de aprovação na disciplina Administração do Sistema Judiciário, no curso de Administração Pública, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Professor Benedito Adeodato
Rio de Janeiro, 2013
RESUMO
O mundo vem sofrendo modificações ao longo da história e podemos chamar a atual conjuntura de “era da infomação”, tendo ela também atingido o Poder Judiciário. O Judiciário brasileiro é um serviço público, passível de controle e que pode ser objeto de discussão. Surge a necessidade de mudança no paradigma de gestão e uma das ações implementadas mais marcantes é o processo eletrônico. A automação das tarefas repetitivas evidencia a ascensão do trabalhador do conhecimento, aquele que gera capital intelectual. O objetivo do presente estudo foi demonstrar a importância da implementação de uma moderna gestão de pessoas no Poder Judiciário como alternativa de solução dos problemas relacionados à eficiência e à eficácia da prestação jurisdicional.
Palavras-chave: gestão de pessoas; recursos humanos; poder judiciário; sistema judiciário; informação; valorização; servidor público; setor público.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESAFIOS DE UMA GESTÃO EFICIENTE
3. PROCESSO DE MUDANÇAS
4. GESTÃO DE PESSOAS
5. CONCLUSÃO
1. INTRODUÇÃO
Através do processo de desenvolvimento tecnológico, é possível perceber mudanças na esfera organizacional. As primeiras mudanças e efeitos ocorreram fortemente no setor privado, entretanto há uma necessidade percebida