Resumo Sociologia de Durkheim
P.S.: Esse resumo não segue a risca o que está no texto, sendo objeto também de meu entendimento.
Durkheim é apontado como o principal colaborador e teórico que se esforçou para emancipar a sociologia e as demais teorias e constituí-la como disciplina;
Preocupação em definir precisamente o objeto, o método e as aplicações da nova ciência;
O fato social é experimentado pelo indivíduo como uma realidade independente e preexistente; 3 caraterísticas que distinguem os fatos sociais:
Coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se com regras sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade de escolha.(idioma, formação familiar e código de leis).
Sansões legais ou espontâneas. “A FORÇA DA SOCIEDADE SOBRE SI”
Exterioridade, isto quer dizer que eles existem e atuam sobre o indivíduo independente de sua vontade ou de sua adesão consciente.Ao nascermos já encontramos regras sociais, , costumes e leis que somos coagidos a aceitar por meio de mecanismos de coerção social, como a educação.
Generalidade,é social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou pelo menos na maioria deles.
Em outras palavras, um fato social é qualquer forma de coerção (repressão, coação, coibição, constrangimento) sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade. socialização metódica e “é uma ilusão pensar que educamos nossos filhos como queremos. Somos forçados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos”.
RESUMO FATO SOCIAL
1- O fato social existe independente dos indivíduos, tem objetividade e generalidade.
2- O fato social é externo às consciências individuais.
3- É social toda maneira de agir, frequente ou não, fruto de uma coerção exterior.
4- É social tudo o que é geral no espaço de uma sociedade, apresentando existência própria, independente das manifestações