A sociedade capitalista e a questão social
Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a sociedade capitalista e as desigualdades sociais existentes em nossa sociedade.
Onde um grupo de pessoas luta para trabalhar e conquistar seus objetivos, mas não são reconhecidos como pessoa que tem sentimentos e sonhos.
E um grupo de pessoas que têm o poder nas mãos, mas só pensa em si próprio e quanto mais propriedade tem, nunca está satisfeito, faz dos seus funcionários escravos, porque sabem que precisam trabalhar para sustentar suas famílias.
Mas essa classe de trabalhadores vai à luta por seus direitos e conquista por um espaço na sociedade como cidadão que merece respeito.
A SOCIEDADE CAPITALISTA E A QUESTÃO SOCIAL
Após a segunda guerra mundial houve profundas transformações sociais, políticas e econômicas em relação ao mercado de trabalho, com essas mudanças teve uma aceleração no processo industrial, com a necessidade de substituição das importações que foram reduzidas em função da guerra.
Intensificam o fluxo migratório das pessoas saindo da zona rural por causa da crise do café para área urbana em busca de trabalho.
A concentração da população nas áreas urbanas trouxe consigo problemas de assistência, educação, habitação e saneamento básico e infra- estrutura e tantos outros.
Nesse processo industrial podemos ver a exploração capitalista sobre os trabalhadores, eram contratados homens, mulheres e crianças que acabavam com um dos membros mutilados pelas máquinas e não tinham direito a tratamento médico e seguro por acidente de trabalho, com essa situação era crescente a pobreza entre os membros da classe operária.
O trabalhador, que nada possui vê obrigado, a vender sua força de trabalho para poder sobreviver, e a burguesia, detentora dos meios de produção, só enriquece, a acumulação crescente levou o sistema capitalista a expandir-se, assumindo cada vez mais o controle de todos os recursos materiais e humanos. Em meio a essa situação a burguesia só se