Administração
Depois de um parto de risco, nasceu ontem a filha de Michelle Pfeifer, em São Bernardo do Campo (Grande SP). A mãe não é a atriz de Hollywood, mas uma macaca-aranha-de-cara-vermelha que vive no zoológico do parque Estoril e tem esse nome em razão de seus olhos azuis.
Foi necessário fazer uma cesariana porque a macaca tem um mioma e uma alteração na bacia que não permitiriam a realização de um parto normal. Depois de uma hora de cirurgia, nasceu a filhote, pesando 426g.
Segundo o veterinário Marcelo da Silva Gomes, por causa do mioma havia o risco de Michelle sofrer uma hemorragia. "Mas foi tranqüilo. Trouxemos para uma clínica para ter melhores condições de monitorá-la."
O nascimento foi muito comemorado porque a macaca pertence a uma espécie ameaçada de extinção. "A reprodução em cativeiro ajuda a preservar a variabilidade genética dessa espécie."
MACACA em extinção faz cesariana. Folha de São Paulo, São Paulo, 10 de ago. de 2005. Disponível em: http://www.folha.uol.com.br/ Acesso em: set
Questão 1
- O nascimento foi muito comemorado por que:
(A) é a primeira operação desse tipo realizada em macacos.
(B) Michelle tem olhos azuis e se parece com uma estrela de Hollywood.
(C) Michelle pertence a uma espécie em extinção.
(D) Michelle sobreviveu apesar de ter sofrido hemorragia.
Questão 2
Na frase dita pelo veterinário “Trouxemos para uma clínica para ter melhores condições de monitorá-la”, a palavra em negrito se refere à:
(A) hemorragia. (B) Michelle.
(C) clínica. (D) cesariana.
Questão 3
Michelle precisou fazer cesariana por que:
(A) estava ameaçada de extinção.
(B) corria o risco de sofrer uma parada cardíaca.
(C) seu filhote estava tendo problemas de formação.