DEDIANE
serviço social
DEDIANE ALVES SILVA
questão SOCIAL, a desigualdade e suas expressões
Itapetinga-BA
2013
DEDIANE ALVES SILVA
questão SOCIAL, a desigualdade e suas expressões:
Trabalho Questão social a desigualdade e suas expressões. Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina sociologia, fundamentos históricos, teóricos e metodológicos, ciência política e filosofia.
Orientador: Prof.ª Márcia Bastos, Giane Albiazzetti, Rosane Malvezzi e Sergio Goes.
Itapetinga-BA
2013
Sumário
Introdução................................................... 1
As expressões da desigualdade da sociedade capitalista 2
Considerações finais................................... 6 Referências.....................................................................................................7
Introdução
A questão social diz respeito aos vínculos históricos, que se mesclam em cada sociedade e as tensões e contradições que levam a sua ruptura. Tornando-se uma parte constitutiva dos componentes básica da organização social (Estado, Nação, cidade, trabalho, etnia, gênero, entre outros) considerado essencial para continuidade e mudança social.
A questão social é definida como a expressão do cotidiano da vida social,, não fazendo referência apenas à classe baixa, e sim ao cotidiano, que o ser humano esta inserido na sociedade. A questão social é gerada na revolução industrial, pela contradição do Proletariado x Burguesias.
Diante dessas contradições, que surgiu a profissão Serviço Social que teve como finalidade a questão social, que é o conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, problemas da sociedade capitalista e do antagonismo entre o capital e o Trabalho. Essas expressões são predominantes, pois a maior parte da população pobre sofre por falta de estrutura