questionário de revisão
Am: Na questão social, esse movimento de capital x trabalho vai trazer uma série de problemas de natureza econômica, social, cultural, politica, que vão se evidenciandos pelo conflito entre as classes sociais. Fica evidenciado a divisão desigual da riqueza socialmente produzida.
2- Pastorini traz a discussão do surgimento de uma nova questão social. O que isso significa?
1ª vertente- Rosanvallon e Castel dizem que o trabalho está acabando e com isso o fim da sociedade salarial, logo o surgimento de uma nova questão social. E que o Estado deve responder de uma forma a inovar esses novos problemas, então ela propõe transformar o Estado Providencia em um Estado de Serviços.
2ª vertente- diz que o mundo do trabalho não está acabando, mas sim o sistema capitalista que muda, cada vez mais rápido o seu modo de acumulação. Logo muda-se o padrão, e surge daí novas expressões da questão social. Porém a questão social é a mesma: contradição entre capital x trabalho, exploração do trabalhador e distribuição desigual de lucro.
Amanda- Pastorini não diz que há uma ou que não há uma nova questão social. Ela fala que alguns autores sinalizam a existência de uma nova questão social. Eles fazem essa sinalização, em função de várias mudanças e adequações do modo de produção capitalista, alguns sentem que há uma crise e um fim da sociedade salarial, ou seja, esses autores vão pontuar que: - a relação de trabalho não é mais a mesma, - esses autores a partir dessas novas configurações do capitalismo entendem que houve uma ruptura, um rompimento, - o surgimento de uma nova questão social,
No entanto