questao social
Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais colectiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
A questão social era tratado de forma violenta, sendo vista de forma infracional, ou seja, como crime, sempre era caso de polícia. E nos dias de hoje, mudou sim hoje temos greve, temos manifestos, mas ainda temos muito o que mudar. Mesmo tendo as greves de classes operárias ainda temos repressão por parte de policiais e autoridades governamentais. Mas ainda vejo que podemos progredir e buscar novos caminhos, para que melhore cada vez mais a nossa sociedade.
Na questão social existem várias expressões que são: Desemprego, analfabetismo, fome, violência, favelas, entre outros.
Os assistentes sociais trabalham com a questão social, nas mais variadas expressões cotidianas, e como os sujeitos a vivenciam no trabalho, família, habitação, saúde, assistência social, no acesso aos serviços públicos etc. Onde o mesmo busca sanar tais mazelas.
Discutem-se, neste artigo, temas que oferecem subsídios para a compreensão das relações sociais peculiares ao sistema social capitalista, estreitamente ligadas à questão social, às origens e ao desenvolvimento do Serviço Social no Brasil. Para estabelecer a relação do Serviço Social com a questão social e com as políticas sociais do Estado, foram focalizados elementos do Estado liberal, do Estado intervencionista, e as funções