A questão social
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
A QUESTÃO SOCIAL
Goianésia/ Go
2013
A QUESTÃO SOCIAL
Trabalho elaborado para a disciplina Portfólio Individual da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, com o objetivo de obtenção de conceito, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciência Política e Filosofia.
Goianésia/ Go
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................... 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................................ 6
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................... 11
4. REFERÊNCIAS ............................................................................................. 13
1. INTRODUÇÃO
A partir de 1930, quando o Serviço Social surgiu no Brasil, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um impulso significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural (Pereira, 1999). Na Europa tem origem a Questão Social, devido as grandes mudanças sociais, politicas e econômicas que ocorreram com a Revolução Industrial. Essas mudanças no contexto sociopolítico e econômico brasileiro iniciaram com a Revolução de 1930, considerada um evento marcante da história contemporânea brasileira.
A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, p.77): “A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do