questão social
luana cristina paim
a questão social e a desigualdade da sociedade
Rolim de Moura
2013
luana cristina paim
a questão social e a desigualdade da sociedade
Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL I da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciência, Política e Filosofia.
Prof. Marcia bastos,Geane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.
Rolim de Moura
2013
INTRODUÇÃO
A expressão "questão social" começa a ser empregada maciçamente a partir da separação positivista, no pensamento conservador, entre o econômico e o social, dissociando as questões tipicamente econômicas das "questões sociais". Assim, o "social" pode ser visto como "fato social", como algo natural, a-histórico, desarticulado dos fundamentos econômicos e políticos da sociedade, portanto, dos interesses e conflitos sociais. Assim, se o problema social (a "questão social") não tem fundamento estrutural, sua solução também não passaria pela transformação do sistema.
A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco; o mais complexo explica o menos complexo e as formas superiores de desenvolvimento explicam as formas inferiores de desenvolvimento.
Marx (1978, p. 120)
Marx afirma que a sociedade civil, entendida como o conjunto de relações econômicas é que explica o surgimento do Estado, seu caráter, suas leis e assim por diante. É a partir daí que se tem um verdadeiro fundamento acerca de uma Teoria do Estado, embora ainda falte em Marx a elaboração orgânica dessa Teoria. Porém, sua visão de que a estrutura econômica é a base do Estado foi o que permitiu um grande avanço na construção da Teoria do Estado Moderno, realista e não apenas ideológico, para esconder os interesses da classe