questão social
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
A QUESTÃO SOCIAL BRASILEIRA: ORIGENS E TRANSFORMAÇÕES
PORTO ALEGRE, AGOSTO DE 2005
Resumo:
Este artigo aborda o significado, origem e transformações da questão social brasileira. O fato ocorre a partir do desenvolvimento da revolução industrial e a implantação do capitalismo industrial, no Brasil. Assinala uma reflexão sobre dois pensadores que analisam a questão social de maneira um tanto diferente, enquanto que Castel afirma que a questão social sempre existiu, Netto aproxima a questão social da revolução industrial com suas implicações em relação aos trabalhadores. Destaca algumas alternativas a fim de enfrentar a questão social no Brasil.
Palavras chave: questão social, transformações, revolução industrial, capitalismo industrial, trabalhadores
INTRODUÇÃO
A questão social, no sentido universal do termo, envolve um conjunto de problemas econômicos, políticos e sociais, que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista. Consiste também na expressão das desigualdades da sociedade capitalista madura. Considerando que a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada e monopolizada por apenas alguns segmentos sociais privilegiados. Portanto, a questão social envolve sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela se opõem e resistem. Essas considerações são provenientes de José Paulo Netto que analisa a questão social a partir da revolução industrrial e a implantação do capitalismo industrial no Brasil.
O trabalho, após essas breves considerações, tem como objetivo abordar a origem da questão social no Brasil, por volta do início do século XX. Também propõe realizar uma pequena descrição da sua historicidade, além de destacar algumas definições diferenciadas sobre o tema proposto.
A transformação e evolução