As qualidades e os Defeitos da Cultura Brasileira
Moro no Brasil há mais ou menos quatro meses, tempo suficiente para que eu já tenha alguma noção das diferenças culturais com os Estados Unidos, que foi onde eu nasci e fui criado.
A principal razão que me levou a escrever este artigo foi para que os nossos leitores brasileiros vejam como nós, americanos, os interpretamos. Dessa forma, eles podem perceber como seus hábitos e estilos de vida são vistos.
Quando se está imerso a uma cultura, torna-se complicado distanciar-se da mesma o suficiente para enxergá-la da mesma forma que uma pessoa “de fora” dela. Isso acontece, simplesmente, porque todos a sua volta estão agindo da mesma forma que você.
Assim sendo, quando um estrangeiro chega, eles podem ser capazes de perceber coisas acerca da sua cultura que você mesmo pode nunca ter reparado. Mesmo que você já tenha pensado a respeito, talvez um estrangeiro (como eu!) possa te mostrar uma perspectiva diferente.
Você pode não concordar com tudo o que virá a seguir neste artigo, não tem problema! No entanto, recomendo que você se abra ao que alguém, que veio de outra cultura, tem a dizer sobre o estilo de vida brasileiro.
Sem mais delongas, vamos começar com os aspectos positivos da cultura brasileira!
Qualidades
1. Brasileiros são Pacientes Diferentemente dos americanos, que são obcecados com eficiência e com conseguir tudo pronto o mais rápido possível, os brasileiros são, geralmente, menos apressados. Eles não aparentam se estressarem com coisas mínimas como os americanos.
Pessoas pacientes são muito mais agradáveis de conviver do que aquelas apressadas. Elas tendem a perceber os prazeres nas pequenas coisas da vida e, por essa razão, adoecem menos.
Em outras palavras, brasileiros são mais suscetíveis a stop and smell the roses – uma expressão do inglês que significa “parar de reclamar e relaxar, não se estressar demais e apreciar o que se tem no momento”.
2. Brasileiros são Calorosos e Receptivos
Já ouvi